segunda-feira, 23 de março de 2009

Educação e cibercultura relacionando com o Vídeo de Michel

O vídeo de Michel ,nascido na França , epistemologia exemplifica os pensamentos do texto ajudando a um melhor entendimento do assunto. Os desafios da educação hoje e amanhã e questões étnicas são o cume da discussão. Já no texto educação e cibercultura a formação do professor ,que cada vez mais tem sido procurada incessantemente por profissionais.
Estudar a cibercultura nos sistemas educacionais nos remete aobservar as constantes mudanças no mundo do saber . Estes por sua vez inova-se rapidamente fazendo com que os profissionais não só da área da educação ,porém o educador é o nosso tema em debata . Tal profissional deve está reciclando-se devido a necessidade de acompanhar os " largos passos "das mudanças tecnológicas . O interesse pela formação tem crescido bruscamente conduzindo-nos ao questionamento : O que fazermos para mantermo-nos " antenados " com os avanços da cibercultura ? Que pedagogos queremos ser e que formação temos procurado ?
As diferentes buscas que fazemos no mundo virtual está sempre influenciando em nosso raciocínio ,desenvolvendo nossas capacidades . "A tecnologia se faz necessária para diminuir as diferenças ", citação de Michel Serres no vídeo , nos inquieta fazendo-nos refletir sobre o encurtamento das diferenças , seja física ou cultural que a tecnologia pode proporcionar . Podemos pensar também que a globalização que não deixa de se fazer presente na contemporaneidade não consegue controlar as diferenças e a cultura de um povo .
Ficou também marcado a "filtragem" citada por Michel ,não só no mundo virtual como no velho e indispensável livro as informações que permanecem são as essenciais .No entanto em um mundo tão globalizado não conseguimos conter tantas informações ,mas isso não significa que deixamos de adquirir o saber para nossa formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário